quinta-feira, 8 de março de 2007

FAQ sobre DESIGN - básico do básico - tem que saber

O que é ALINHAMENTO?

É a forma de organização de colunas de texto, cujas linhas podem ser alinhadas à esquerda, à direita, centralizadas ou blocadas.

O que é BONECO?

É o projeto gráfico de um produto, que apresenta os elementos (gramatura do papel, tipologia, imagens etc) da forma como se deseja utilizar em sua versão final. A elaboração de um boneco é fase fundamental para o lançamento de publicações periódicas

O que é CAIXA-ALTA/CAIXA-BAIXA?

É a forma de designar a tipologia utilizada em letras minúsculas

(caixa-baixa) ou letras maiúsculas (caixa-alta).

O que são CORES ESPECIAIS ou PANTONE?

São também conhecidas como cores "sólidas". O nome Pantone, na realidade, refere-se a uma marca de tinta, cuja variedade de cores institucionalizou em todo o mundo, e pode ser identificada por códigos.É devido ao Pantone que uma multinacional consegue, por exemplo, manter, em qualquer gráfica do mundo, a fidelidade da impressão das cores de seu logotipo.

O que é CORPO?

Corpo é a medida de tamanho das fontes. Quanto maior o corpo, maior o tamanho da letra.

O que é DIAGRAMAR?

Diagramar consiste em determinar a disposição dos elementos em uma página – legendas, ilustrações, textos, títulos etc. Essa tarefa é executada pelo diagramador.

O que é EDITORAÇÃO ELETRÔNICA?

É a preparação técnica de originais para publicação, que envolve forma e conteúdo. Atualmente, esse serviço é realizado totalmente por computador, desenvolvido pelo diagramador em programas paginadores como Page Maker e Quark XPress.

O que é ENTRELINHAMENTO?

É a distância, no sentido vertical, entre duas linhas de texto.

O que é ESCANEAMENTO?

Escaneamento é a forma "abrasileirada" de designar o processo de digitalização da imagem. Vem da palavra inglesa scanner, nome do equipamento em que se realiza a digitalização.

O que é FACA?

É uma lâmina cortante que permite ao artista gráfico desenvolver uma grande diversidade de formatos para os produtos impressos.

O que é FORMATO A4?

É um formato-padrão internacional de papel, com medida de 21 cm de largura por 29,7 cm de altura.

O que é FORMATO A4?

É um formato-padrão internacional de papel com medida de 21 cm de largura por 29,7 cm de altura. Dobrado ao meio, obtém-se o formato A5.

Tamanhos de Papel

A0

84,1 x 118,9

A1

59,4 x 84,1

A2

42,0 x 59,4

A3

29,7 x 42,0

A4

21,0 x 29,7

A5

14,8 x 21,0

A6

10,5 x 14,8

A7

7,4 x 10,5

A8

5,2 x 7,4

Legal

21,59 x 35,56

O que é FOTOLITO?

É uma película transparente na qual se registra a imagem por meio de registro fotográfico. É o processo intermediário entre a finalização do arquivo em computador e a impressão.

O que é GRAMATURA?

Gramatura é uma das características do papel, que designa a sua espessura. Essa medida é registrada em gramas por metro quadrado da folha de papel. Ex, gramatura 60

.
O que é IMAGEM EM ALTA/BAIXA DEFINIÇÃO?

São os termos utilizados para a medida de pontos por polegada de uma imagem. Quanto maior o número de pontos por polegada (dpi), maior a definição da imagem.

O que é LAYOUT (lê-se "leiaut")?

É a materialização da proposta visual dos elementos – tipologia, cores, estilo de ilustração etc – que compõe o produto.

O que é PROJETO EDITORIAL?

É o estudo que definirá a forma e o conteúdo de publicações. Compôr as matérias e que determina também a forma como cada tema deverá ser tratado.

O que é PROJETO GRÁFICO?

É o estudo que definirá as características visuais de um produto periódico, que se repetirão a cada edição.

O que é ROUGH (lê-se "raf") ?

É o traçado inicial de um layout.

O que é TIRAGEM?

Tiragem é o número de exemplares que serão impressos de um determinado produto.

O que é TRATAMENTO DE IMAGENS?

O tratamento de imagens é um processo realizado por meio de softwares gráficos (como o Photoshop) que visa a melhoria da qualidade da imagem para impressão. Nesse processo, podem ser corrigidas imperfeições da imagem.

Nenhum comentário: