quinta-feira, 24 de maio de 2007

Adobe PHOTOSHOP - tutorial básico

Introdução

O Adobe PHOTOSHOP é um importante software para tratamento e construção de imagens. Dispõe de diversos recursos e efeitos o PHOTOSHOP leva sua mente a criar e editar figuras excelentes.

No PHOTOSHOP além de editar imagens feitas no CorelDRAW e outros softwares, pode-se também editar fotos e construir suas próprias imagens.

Os arquivos construídos no PHOTOSHOP ganham a extensão PSD, mas também pode-se salvar os seus arquivos no formato TIFF, BMP. E além disso para que você possa usar as imagens construídas no PHOTOSHOP na internet, você pode salvar os arquivos como JPG(JPEG).

Quando o PHOTOSHOP é iniciado, o programa lhe avisará sobre o produto que será mostrado e após o seu carregamento surgirá para a você a tela principal. O mesmo ao iniciar não apresenta nenhuma imagem aberta, deve-se abrir um arquivo de imagem suportado por ele. Quando o arquivo em questão é aberto também é apresentado uma janela com uma imagem. Veja a seguir a área de trabalho do PHOTOSHOP.



Tamanho e resolução de imagens

Dimensões em pixel: o número de pixels na altura e largura da imagem bitmap. O tamanho da apresentação da figura é resolvido pelas dimensões em pixel e do tamanho e configuração do monitor. O tamanho do arquivo de figuras é apropriado a suas dimensões em pixel.

Um monitor de 13 polegadas apresenta 640 pixels na horizontal e 480 na vertical. Uma figura com 640 por 480 preencheria esta pequena tela. Em monitor maior, com configuração de 640 por 480, a mesma figura ainda preencheria toda a tela, mas cada pixel pareceria maior. Ao alterar a modificar para 1152 por 870 pixels, a figura seria mostrada com tamanho menor, ocupando apenas parte da tela.

Quando se prepara uma figura para ser mostrada on-line por exemplo, uma página da Web que necessitará ser visualizada em diferente monitores, as dimensões em pixel se tornam muito importantes.Como esta figura pode ser visualizada em um monitor de 13 polegadas, convém limitar seu tamanho para um máximo de 640 por 480 pixels.

Tamanho de exibição da tela: o tamanho com que uma figura surge na tela depende de diversos fatores, das dimensões em pixel da figura, do tamanho do monitor e da resolução do monitor.

Resolução da imagem: o número de pixels mostrados por unidade de comprimento impresso de uma figura, medido em pixels por polegada (ppi). Uma figura com resolução mais alta, conseqüentemente menor, contém mais pixels do que os de uma figura com as mesmas dimensões impressas com uma baixa. Por exemplo, uma imagem de 1 polegada por 1 polegada com uma resolução de 72 ppi contém um total de 5184 pixels (72 pixels de largura x 72pixels de altura igual 5184). A mesma figura de 1 polegada por 1 polegada com resolução de 300 ppi teria um total de 90.000 pixels.

Como são necessários mais pixels para representar uma unidade de área, as figura com resolução mais alta habituam-se reproduzir maiores detalhes e mostram transições mais suaves de cores do que aquelas com resolução mais baixa quando impressas. Aumentar a resolução de uma figura digitalizada ou construída com resolução mais baixa apenas espalha os dados de pixel original por um número maior de pixels e dificilmente melhora sua qualidade. Para produzir a resolução da figura a ser utilizada, considere o meio de distribuição final da figura. Se estiver criando figuras para serem exibidas on-line, a resolução apenas necessita atender aquela dos monitores mais comuns 72 ou 96 ppi, por outro lado, utilizar uma resolução muito baixa em uma figura impressa resulta na pixelização, uma saída com pixels amplo e de aparência grosseira. Uma resolução muito alta terá pixels menores do que os que os dispositivos de saídas são capazes de produzir, aumenta o tamanho do arquivo e torna lenta a impressão da figura. Além do mais, o dispositivo não será capaz de imprimir a figura com a resolução alta.

Resolução do monitor: o número de pixels ou pontos apresentados por unidade de comprimento no monitor, na maioria das vezes é medido em pontos por polegadas dpi. A resolução do monitor depende do tamanho do monitor e da configuração de pixel. A resolução de um monitor Pc comum é de cerca de 96 dpi, de um monitor Mac Os, 72 dpi. Entender o que é resolução de monitor esclarece o por que o tamanho de uma figura na tela costuma ser diferente do tamanho impresso. No PHOTOSHOP os pixels das imagem são traduzidos diretamente para pixels de monitor. Isso significa que, quando a resolução da imagem for maior que a do monitor, a figura surge maior na tela do que as dimensões especificadas para a impressão.

Tamanho do arquivo: O tamanho digital de uma figura é medido em kilobytes “K”, megabytes “MB” ou gigabytes “GB”. O tamanho do arquivo é adequado as dimensões em pixel da figura. Imagens com números maiores de pixels são capazes de produzir mais detalhes em um dado tamanho impresso, mas requerem mais espaço em disco para armazenar, sendo que a edição e a impressão podem ser mais lentas.O PHOTOSHOP tolera, no máximo, um tamanho de arquivo de 2 GB e dimensões máximas de 30.000 por 30.000 pixels por figura. Esta restrição põe limites para tamanho e resolução da impressão

quinta-feira, 10 de maio de 2007

jornal de bolso - trab em grupo AV II

queridos, recaptulando:

Nosso trabalho em grupo é a criação de um jornal de bolso por grupo. Escolham o melhor nome e logotipo, para inserção no jornal. Todos os trabalhos serão entregues devidamente finalizados. Após, uma banca escolherá o jornal vencedor, que será impresso e distribuído.

Vamos agora trabalhar os arquivos: incluam este exemplo de expediente, com os nomes do integrantes do grupo. Ainda não temos os nomes dos redatores (alunos no 2 semestre que estão fazendo os textos).

O que deverá ser entregue como trabalho de grupo (data a confirmar, mas será pelo dia 15-20/6):
- 1 exemplar de cada edição do jornal, impresso, totalmente finalizado e o
Vale lembrar que o Pelô Zine, do semestre retrasado , rendeu 3 edições; o Via Baixa, do semestre passado, 5 edições. Isso dependerá da quantidade de textos produzidos pelo segundo semestre.

Por isso é importante aparecer na capa:
"NOME DO jornal"
jornal laboratório do curso de comunicação .....etc
Edição 1
Edição 2......
data


segue exemplo de expediente:

bom trabalho!


Expediente

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA – FIB
Faculdade de Comunicação Social e Marketing
Curso de Comunicação Social/Jornalismo
Reitor – prof. dr. Nelson Cerqueira
Pró-reitor de Graduação – Prof. dr. Tomm Elliott
Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação – Profa. dra. Sylvia Maia
Pró-reitor de Arte e Extensão – Heitor Reis
Pró-reitor de Administração – Araújo
Diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing – Prof. dr. Fernando
Oliveira
Coordenadora do curso – Profa. msc Mônica Celestino
Salvador, Bahia - fev-jul 2007
Editores-chefe: Profas. Mônica Celestino e Carmem Vasconecelos
Editores de arte: Profa. msc Marilei Fiorelli
Programação visual: NOME DE VCS!!!
Projeto interdisciplinar: Salvador na Sola do Pé
Produto laboratorial das disciplinas Oficina de Texto I (2º semestre)
e de Introdução ao Design (3º semestre), do curso de Comunicação
Social/Jornalismo da FIB.
Tiragem: XXXX exemplares. Circulação gratuita. Distribuição dirigida.
Permitida reprodução parcial do produto, desde que citada a fonte.
Fale com a redação: 71 2107-8236, jornalismo@fib.br

sexta-feira, 4 de maio de 2007

sobre a publicação dos logotipos no blog

Na Web, a grande maioria dos gráficos são bitmaps com extensão GIF e JPG. A razão é que estes formatos são bitmaps comprimidos. Os arquivos GIF e JPG são bem menores, por ex, que a mesma imagem em formato BMP.

Gif: o formato de arquivos GIF (Graphics Interchange Format) é um formato de bitmaps, trabalha com palettes e inclui uma conversão muito eficiente para determinados tipos de arquivos. A compressão do arquivo GIF consiste em codificar linhas de pontos que possuem várias cores repetidas em seqüência.

Jpeg: o formato JPEG (Joint Photographic Experts Group) é adequado para a compressão de arquivos com fotos. Ele pode ser configurado em diferentes níveis de compressão que vão de 10 a 100. No nível 100, a imagem obtida do arquivo JPG é idêntica ao original. Nos outros níveis, a imagem é ligeiramente prejudicada,

-O JPG, ao perder qualidade, deixa a figura um pouco "borrada". Isto é aceitável para fotos,mas nem tanto em gráficos detalhados.

-O GIF deixa a figura com um ar "granulado", que fica melhor em gráficos do que em fotos.

DPI: as imagens na web devem ter resolução de 72 dpi - isso as torna mais leves.